sábado, 6 de abril de 2013

Qualidade? Não Conheço.

Para quem está a dar os primeiros passos na Gestão da Qualidade e, também, para quem não é da área mas tem interesse em executar o seu trabalho, seja ele qual for, com Qualidade:
 
Aqui vai um roteiro para entender os conceitos e retirar exemplos, que poderão ser adaptados a diferentes realidades (inclusive a sua!). (Os leitores que já são Responsáveis pela Qualidade, também podem utilizar este roteiro para organizar sessões de formação inicial sobre a Qualidade, para os demais colaboradores).
 
Se a palavra Qualidade ainda é uma interrogação para si, vou apresentar e desdramatizar o tema, através de posts já publicados aqui no blog.
 
Espero que, após seguir o percurso de leitura que sugiro abaixo, possa transitar de "Qualidade? Não conheço." para "Qualidade? Muito prazer!"
 
 
 
1º Passo: O que é a Qualidade?
Para perceber os conceitos e a sua aplicabilidade, a qualquer trabalho, em qualquer setor de atividade:



2º Passo: Identificar o que o seu cliente necessita.
O conceito da Qualidade está relacionado com a satisfação das necessidades dos clientes. Se não sabe quem são os seus clientes e o que eles desejam...



3º Passo: Identificar as atividades que a sua organização executa e que têm impacto nos clientes.
Focalização no cliente e abordagem por processos são princípios de Gestão da Qualidade, essenciais para a satisfação das necessidades dos clientes.

 
 
4º Passo: Apostar na Qualidade do trabalho; fazer bem feito, na 1ª vez (e sempre)!
Aplicar a abordagem preventiva da Qualidade. Evitar que os erros aconteçam, é melhor e mais rentável que corrigir e executar o mesmo trabalho, 2 ou 3 vezes, até ficar bem feito. A inspeção não acrescenta Qualidade a um produto/serviço.
 
O Erro (Des)Humano
Normalizar?
Modos de Proceder


5º Passo: Entender a importância da recolha e da análise de dados, para a melhoria contínua da Qualidade.
A Gestão da Qualidade está apoiada num pilar fundamental: tomar decisões com base em dados e factos. Para tal, é necessário recolher dados para posterior análise e melhoria.

O Passado e o Futuro
Luxo


6º Passo: Envolver todos os colaboradores.
Só faz sentido gerir a Qualidade se o ponto de partida for um compromisso da Gestão de Topo. A partir daí, é necessária a participação de todos. Liderança e envolvimento dos colaboradores!
 
 

Espero ter contribuído para a divulgação da Qualidade na sua empresa. Não se esqueça que há outros exemplos para explorar no blog. Boa sorte!




Happy Quality,
I Love Mondays
 


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