quarta-feira, 5 de junho de 2013

O Melhor da Semana - Week 23/2013

Estive numa empresa onde costumo dar, regularmente, ações de formação sobre Gestão da Qualidade.
 
Em visita à fábrica, encontrei uma das colaboradoras, que trabalha no Controlo da Qualidade e que já participou em diversas ações; veio imediatamente falar comigo:
 
- Acabei de me lembrar de você! Que coincidência!
 
Quis saber porque ela tinha pensado em mim, e a resposta foi:
 
- Fazer certo na 1ª vez! Foi sempre esta a mensagem principal dos cursos sobre Qualidade: prevenção dos erros.
 
Bem, o facto é que ela estava, naquele momento, a fazer escolha de um lote com centenas de componentes, produzidos com defeito; "este está bom: para cá; este não está bom: para lá", e o recipiente da sucata, cada vez mais cheio...
 
A colaboradora não conseguia esconder o seu desagrado pois via que, o que estava a fazer, ia contra tudo aquilo que tinha aprendido nos cursos.
 
Confesso que tive dúvidas se este caso deveria ser publicado na rubrica "O Melhor da Semana" ou na rubrica "Qualidade... pela Metade". Acabei por decidir pelo "Melhor da Semana", para salientar o lado positivo desta história: comprovar que a mensagem transmitida na formação, ainda está na memória dos formandos (OK, não me esqueci que também há um lado muito negativo nesta história: a escolha dos defeituosos).
 


 
Queridos formandos, fiquei muito feliz em saber que os conceitos fundamentais da Qualidade foram apreendidos. (Claro que teria sido bem melhor, sem defeituosos para escolher...)
 
 
 
Parabéns,
I Love Mondays



Acompanhe o Blog I Love Mondays também pelo Facebook. Clique aqui e faça "Like" da página.

Sem comentários: