terça-feira, 30 de julho de 2013

Monstros

A solicitação da empresa, que é minha cliente:
 
"Queremos que os nossos colaboradores identifiquem corretamente os defeitos nos produtos; também queremos que compreendam estes defeitos, de forma alargada".


Os objetivos pedagógicos que propus:
  • No final da ação, os participantes deverão ser capazes de identificar, compreender e analisar os principais defeitos nos componentes e nos produtos acabados.

A concretização, através do exercício "Caça aos Monstros":

Para dar resposta a esta solicitação, elaborei, em conjunto com a empresa, um exercício para ser utilizado na ação de formação; foi necessário preparar a sala com 4 mesas (os formandos seriam divididos em 4 equipas e cada equipa trabalharia numa mesa).
 
Sobre cada mesa, havia várias caixas, cada uma com um tipo de componente/produto.

Em cada caixa, foram colocados 10 componentes/produtos iguais, mas 1 deles estava defeituoso (o Monstro!). A missão das equipas era descobrir o produto defeituoso; para tal, poderiam utilizar os seguintes métodos:
  • Consultar instruções de inspeção, especificações e desenhos dos componentes/produtos, que também foram disponibilizados em cada mesa de trabalho;
  • Comparar os componentes/produtos para detetar o defeituoso;
  • Consultar os colegas que estavam nas outras mesas e que poderiam conhecer melhor os componentes/produtos em questão.
Nem todos os participantes estariam familiarizados com os componentes/produtos, mas este fator foi pensado e utilizado propositadamente, para promover a troca de conhecimentos entre colegas dos diferentes setores que viriam à formação.

Para o desenvolvimento do exercício, também foi elaborada uma Ficha de Trabalho, com perguntas para serem respondidas pelas equipas, ao longo da análise de cada caixa.
 
 
Os resultados:
 
O exercício gerou muita discussão e participação, tendo sido um momento de descontração, de interação entre colegas e de aprendizagem.

 
Nesta imagem, vêem-se duas caixas, os documentos/desenhos de consulta e 3 componentes/produtos sobre a mesa, durante o exercício.
 
   
 
Uma das participantes preenche a Ficha de Trabalho, com as respostas da sua equipa.

 

Pode fazer download da Ficha de Trabalho, aqui. Não se esqueça de providenciar, para cada equipa, as cópias da Ficha de Trabalho (1 para cada caixa que a equipa vai analisar).

Considero que os objetivos foram alcançados e, posso garantir que foi muito divertido!
 
 
 
Happy monsters,
I Love Mondays



Acompanhe o Blog I Love Mondays também pelo Facebook. Clique aqui e faça "Like" da página.

Sem comentários: