quinta-feira, 6 de agosto de 2015

Upside Down

Como já tem sido escrito aqui no blog, o Programa 5S não deve ser tratado como mais um programa ou projeto na empresa, ação isolada (mais conhecida como elefante branco!), pertencente ao Departamento da Qualidade. O Programa 5S é um programa educacional e comportamental para todos e deve estar integrado no SGQ em vigor na empresa.
 
Neste post publicado há um tempo atrás, proponho que a implementação não seja iniciada pelo 1ºS, mas pelo 4ºS; sim, vamos inverter tudo, para aumentar a probabilidade de sucesso a longo prazo. 5S upside down!
 
Sendo assim, o primeiro passo será definir os fundamentos do Programa num documento; aqui vão os pontos que considero essenciais para um Procedimento ou Manual do Programa 5S; claro que, cada organização deve refletir a sua realidade nestes documentos.


 

1. Nomeação de uma Equipa para o projeto:
 Devem ser nomeados colaboradores com a missão de conceber, implementar, coordenar e manter o Programa 5S. Esta Equipa vai, depois, trabalhar em conjunto com os colaboradores de cada área de empresa, onde será implementado, faseadamente, o Programa 5S.


2. Formação dos Recursos Humanos:
  O conhecimento dos conceitos e dos fundamentos dos 5S é determinante para o sucesso. A formação de todos os colaboradores também! Será necessário definir os 5S como tema constante no Plano de Formação da empresa.


3. Comunicação e Divulgação:
A divulgação (interna e externa) do Programa 5S contribui para criar uma imagem de maior confiança nos clientes. É necessário definir e implementar um Plano de Comunicação e Divulgação do Programa 5S, que pode incluir publicações no site da empresa, intranet, jornais internos, eventos sobre o tema, cartazes, entre outros.


4. Definição dos Objetivos:
Definição anual de objetivos mensuráveis para o Programa 5S, com base nos objetivos gerais da empresa. É interessante, também, que cada área defina o que pretende alcançar com a implementação dos 5S, de forma mensurável, para viabilizar a avaliação da eficácia do Programa, por exemplo, redução da sucata, redução das horas em que as máquinas estiveram paradas por avarias, entre outros.


5. Definição do Plano:
Definição anual de um cronograma para as principais atividades do Programa 5S, bem como para a implementação nas áreas específicas da empresa.

 Numa fase inicial, são definidas as áreas a implementar os 5S’s, faseadamente, até abranger toda a empresa; quando a implementação alcançar toda a empresa, o cronograma anual define as atividades necessárias para manter e melhorar o Programa a médio/longo prazo.


6. Implementação dos 3S:
Para cada área da empresa e de acordo com as prioridades, objetivos e plano definidos, a implementação inicia-se para os 3S.

 
7. Acompanhamento Inicial:
Auto-avaliações e auditorias 3S!


8. Implementação 4S e 5S:
Padronizar e normalizar para manter os 3S's a longo prazo; definir o procedimento do Programa 5S já é o primeiro passo para esta normalização, mas ainda haverá muito a fazer, por exemplo, Planos de Limpeza, quadros para afixar informações que permitam acompanhar o Programa 5S, posters com a síntese das principais regras a obedecer em cada local... E quanto ao 5ºS, recordo que a única alternativa é a persistência na mudança de comportamentos e atitudes de todos!
 
 
9. Acompanhamento Permanente:
Auto-avaliações e, agora, auditorias aos 5S!
 
 
10. Reconhecimento:
As boas notícias também são importantes! Defina antecipadamente, como será feito o reconhecimento das melhorias alcançadas e das áreas da empresa que se destacaram. Os resultados das Auditorias 5S são a base para obter estes dados, mas é fundamental elogiar, reconhecer e divulgar!
 


Happy Program,
I Love Mondays


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