terça-feira, 3 de novembro de 2015

E Assim, de Repente...

E assim, de repente, hoje é dia 3 de Novembro. Estamos no Mês da Qualidade!

Organize algo especial na sua empresa para comemorar, divulgar e dinamizar a Qualidade mas, principalmente, para envolver as pessoas, pois a Qualidade é feita por elas.
Quer um exemplo? Utilize o requisito 7.3 da Norma ISO 9001:2015 como guia para preparar algumas atividades. Assegure que as pessoas que trabalham sob o controlo da sua Organização estão conscientes dos seguintes fatores:


a) Política da Qualidade: sugiro este Jogo Pedagógico para divulgar a Política da Qualidade;

b) Objetivos da Qualidade relevantes: pode dinamizar a divulgação dos objetivos, utilizando gráficos; mande produzir painéis grandes, afixe-os em locais estratégicos na empresa, aposte no apelo visual!
 
c) Contributo individual para a eficácia do SGQ: os colaboradores sabem qual é o contributo de cada um? Estão conscientes dos benefícios de uma melhoria do seu desempenho? Organize reuniões de brainstorming, jogos, sessões de vídeo, por forma a clarificar as responsabilidades de cada colaborador para atingir a eficácia do SGQ;
 
d) Implicações das não conformidades com os requisitos do SGQ: promova a consciência sobre o impacto das não conformidades; por exemplo, divulgue casos práticos, reclamações ou outras situações que possam ilustrar o ponto de vista do cliente. Os erros no trabalho de cada um terão consequências para o cliente; promova o claro entendimento deste facto para todos! Sugiro este Jogo Pedagógico.
 
Bem, as pessoas que trabalham sob o controlo da Organização são os colaboradores, mas também podem ser os colaboradores dos subcontratados, não esqueça de preparar algumas atividades para integrá-los também.
 
Novembro, love Quality.


 
Happy month,
I Love Mondays
 


Acompanhe o Blog I Love Mondays também pelo Facebook. Clique aqui e faça "Like" da página.

Sem comentários: